A história por trás da eletricidade

POR JOÃO VITOR  – Departamento de Recursos Humanos


Uma pergunta natural  que é feita até os dias de hoje é: “quem inventou a eletricidade?”. É uma pergunta um tanto quanto equivocada se você levar em conta que ela não foi inventada, mas sim descoberta, já que ela sempre existiu.

A primeira vez que o fenômeno elétrico foi observado foi há 600 A.C por Thales de Mileto, na Grécia, ao reparar que uma pedra de âmbar em seu bolso ao sofrer atrito com sua calça de pele de animal passou a atrair pedaços menores de lã e outros materiais. A partir daí diversos cientistas ao decorrer dos séculos passaram a estudar esse e outros fenômenos eletrodinâmicos.

O mais interessante é que várias aplicações da eletrodinâmica foram utilizadas mesmo sem ter o conhecimento dos átomos e dos elétrons (que são os grandes responsáveis pela resultante da força e da corrente elétrica) como por exemplo a criação das lâmpadas, aquecedores, baterias, entre outros.

É importante também, como curiosidade, falar um pouco sobre os elétrons e átomos.Uma  descoberta   de extrema importância não só para a ciência, mas para humanidade como um todo . Graças a esse feito a compreensão sobre os fenômenos já existentes passaram a ser olhados de outra forma, e mais importante: foi essa descoberta que proporcionou o estilo de vida que temos hoje, pois sua compreensão permitiu a melhor manipulação da energia elétrica, levando conforto e praticidade à vida de todos.

Após essa introdução, dando ênfase agora na eletricidade. Ela foi descoberta pelo cientista (e considerado  gênio) Benjamin Franklin que  realizou o famoso experimento , na qual ele botou uma pipa aos céus em um tempo de tempestade com raios que em sua ponta estava amarrada uma chave de metal. Quando o raio acertou a pipa, atraída pela chave, a descarga elétrica percorreu pelo fio de seda até chegar à outra extremidade presa em uma haste metálica (tudo indica que ele não a segurou  como muitos dizem, porque isso teria sido fatal). Nesse experimento ele provou o raio nada mais é uma que grande corrente elétrica, e assim deu-se a descoberta mais notável da eletricidade.


Edição: Vítor Tabuquini

Fontes: mundo da elétrica | Deutsche Welle | mundo educação

Este post tem um comentário

  1. oi

    Nesse experimento ele provou o raio nada mais é uma que grande corrente elétrica, e assim deu-se a descoberta mais notável da eletricidade.

    Reveja o texto Vitor.

Deixe um comentário