Quatro motivos para fazer um projeto de Geração Distribuída

image

Com a  Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, determinou-se que qualquer pessoa pode gerar sua própria energia através de fontes renováveis e, além disso, fornecer o excedente para a rede de distribuição, esse conceito é o que chamamos de Geração Distribuída. Descubra agora quatro motivos para fazer um projeto de geração distribuída.

(mais…)

Continuar lendoQuatro motivos para fazer um projeto de Geração Distribuída

Cinco motivos para fazer um projeto de Eficiência Energética

image

Considerado como um dos pilares da Política Energética Sustentável, o conceito de eficiência energética está fundamentado na relação entre a parcela de energia empregada em uma atividade e a quantidade total de energia disponibilizada para a utilização. Ou seja, eficiência energética está ligado ao uso racional de energia. Conheça cinco motivos para investir em um projeto de eficiência energética.

Segurança

A mais comum – e perigosa – característica de uma rede elétrica ineficiente é o superaquecimento. Além de ser o motivo do gigantesco desperdício causado por uma instalação mal dimensionada, o aquecimento excessivo dos componentes pode causar incêndios e explosões, arriscando a vida dos usuários no local.

image

Economia

Talvez o mais óbvio dos motivos, gastar menos com energia é a primeira coisa em que se pensa quando tratamos deste assunto. Por exemplo, uma instalação elétrica mal dimensionada pode gerar um desperdício energético de até 40%. Essa e outras faces de uma rede ineficiente se acumulam e refletem na conta de luz, transformando o desperdício de energia em desperdício de dinheiro.

Melhor funcionamento de aparelhos

De toda a energia que uma lâmpada incandescente consome, menos de 10% se apresenta como luz. O restante é liberado no ambiente em forma de calor. Numa lâmpada de LED, o quadro se inverte: uma pequena parcela da energia consumida é convertida em calor, liberando muito mais luminosidade por um custo energético muito menor. E mais: em um ambiente refrigerado, o calor proveniente da lâmpada incandescente obrigaria o usuário a aumentar a potência do ar-condicionado, já sobrecarregado no verão. Efeitos em cascata como este podem ser observados não apenas em lâmpadas, como também em eletrodomésticos, televisores, quadros de luz, instalações incorretas e mais.

image

Conscientização

Um projeto de Eficiência Energética tem impacto também no conhecimento do usuário acerca do assunto, permitindo que se reproduzam e se passem adiante os hábitos que podem ser adotados para consumir menos energia elétrica, o que contribui tanto para rede quanto para o consumidor.

Impacto ambiental

No Brasil, cerca de 70% de nossa energia provém de usinas hidrelétricas, o que é bom. Porém, os outros 30% incluem fontes não renováveis e poluentes, como petróleo, carvão e urânio. Mas, embora sejam consideradas uma forma de energia limpa, as usinas hidrelétricas possuem um forte impacto onde são construídas: necessitam que seja feito um reservatório no local, alagando uma área considerável, expulsando de lá animais, tribos indígenas e populações ribeirinhas, e matando a vegetação. Portanto, a eficiência energética é fundamental para que possamos diminuir quantidade de energia que usamos, sem precisar construir mais usinas a curto prazo para atender a demanda total.

image

Fontes: Revista Planeta Sustentável | Portal Bonde | Ministério de Minas e Energia

(mais…)

Continuar lendoCinco motivos para fazer um projeto de Eficiência Energética