O que faz com que falte sua luz?

 

O QUE CAUSA A FALTA DE LUZ? 

Quedas de energia nunca são bem vindas e podem causar danos que colocam a vida de pessoas em risco. No território brasileiro, o histórico de apagões é significativo e já afetou milhões de cidadãos, principalmente os mais necessitados. Mas afinal, quais são os motivos da falta de luz? Imagino que você já deve ter pensado numa resposta. Entretanto, essa é uma questão complexa e não se limita apenas ao atraso no pagamento na conta de luz. 

Os fatores que contribuem para a ocorrência do black-out possuem diversas origens, e para maior compreensão e organização didática dividiremos da seguinte maneira: 

  1. Condições climáticas 

Eventos Relacionados às condições climáticas são responsáveis por maior parte das interrupções de energia pelos seguintes agentes: 

Raio: 

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é líder mundial em registros de raios com uma média de 77,8 milhões de raios por ano. 

A incidência de um raio diretamente no transformador tem a capacidade de gerar um apagão em toda a região, visto que o surto elétrico provocado pelo raio ativa os dispositivos de proteção e esses, por sua vez, interrompem a energia como medida de proteção. 

Ventos: 

Possibilitam a aproximação dos cabos de rede fechando o chamado arco elétrico, que por sua vez, provoca a ação do sistema de proteção, assim como já vimos com os raios. Outra influência do vento nesse quesito, é a projeção de galhos de árvores ou outros materiais em direção aos cabos, ocasionando curto circuito e até rompimento dos condutores. E por último, em casos mais raros, o abrupto poder do vento permite a queda de algumas torres de transmissão. 

  1. Alta demanda energética 

É um problema recorrente em horários de pico +/- das 17 às 22 hrs, quando há maior necessidade de energia, visto que não há mais luz solar atuante. A alta demanda energética sob um fornecimento insuficiente pode causar o black-out. 

  1. Interrupções programadas 

As empresas realizam manutenções planejadas com o objetivo de proteger os cidadãos, que são informados com antecedência. Essas manutenções implicam no desligamento da energia de maneira temporária e acontecem com mais frequência nos finais de semana. 

  1. Defeitos nos dispositivos 

Geralmente são presentes na sua grande maioria em instalações elétricas antigas, que não são sujeitas à manutenções frequentes e justamente por isso são propícias à queda de energia.

Deixe um comentário