Como se proteger das descargas elétricas

Entenda as Descargas Elétricas e Descubra Agora Como  Salvar Construções 

Raios são descargas elétricas de grande intensidade

É provável que você já tenha admirado alguma vez na sua vida o surgimento de  raios quando seus olhos se encontraram, por coincidência, com ele. Sabemos que eles  são bastante chamativos, a ponto de clarear uma noite toda por um curto intervalo de  tempo. Tendo percebido essas características, já se perguntou o porquê das descargas  atmosféricas aparecerem? Tem como evitar ou proteger instalações e construções desses  raios? Essas são perguntas que serão respondidas agora. 

As descargas ocorrem em áreas polarizadas e o Brasil é o segundo país com mais descargas

Relâmpagos e trovoadas são incidentes comuns no nosso planeta e mais ainda no  Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 78 milhões de  descargas atmosféricas acontecem por ano no nosso país. Na mesma proporção dessas  incidências, vêm também as estatísticas de acidentes: Entre os anos de 2000 e 2014 o  INPE aponta que as descargas elétricas mataram 1790 pessoas. As chances para essas  descargas atingirem o solo são consideráveis. Com isso, uma incidência em casas e,  principalmente em edifícios, se torna maior ainda, causando acidentes não só nas  pessoas e animais ao redor, mas também em todos os equipamentos elétricos ligados  nas tomadas do imóvel, trazendo danos severos e até a perda deles. 

As descargas atmosféricas também são conhecidas como descargas elétricas por  liberarem um grande potencial de energia elétrica. Dessa forma, ocorre  picos de intensidade de corrente  acima de 1000 ampéres, de grande extensão (alguns quilômetros), ocorridas pelo  acúmulo de cargas elétricas em regiões localizadas da atmosfera. A descarga ocorre quando o campo elétrico produzido pelas cargas  excede a capacidade isolante do ar num local na atmosfera, seja na nuvem ou próximo  ao solo. Após o rompimento do isolante, acontece um movimento de elétrons muito  rápido de cargas negativas para as positivas, levando a vários impulsos elétricos como o  raio, por exemplo. Essas descargas podem ocorrer de nuvem para solo e vice versa,  dentro da nuvem, da nuvem para um ponto da atmosfera e entre nuvens. 

Um SPDA pode salvar a vida das pessoas e evitar prejuízos nas construções

Com o passar dos anos, foi sendo desenvolvidas tecnologias capazes de proteger  a gente desses altos riscos que acabamos passando mesmo estando dentro de uma  construção durante uma tempestade, tais como: Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), Sistema de Aterramento, e Para-raios ionizantes

Visto que não podemos evitar uma descarga atmosférica o SPDA foi  desenvolvido para acabar com os prejuízos e perigos trazidos por elas. Esse sistema  funciona captando o raio da descarga atmosférica, conduzindo através de materiais  

metálicos (por serem condutores) sua corrente para o solo, chegando ao chamado  aterramento (anel composto por materiais metálicos, ligados a hastes também metálicas  feitas em torno da edificação) para a dissipação dessa energia no solo.

Existem dois tipos de sistemas de aterramento

Os sistemas de aterramento e o para-raios ionizante possuem o mesmo conceito  de funcionamento, porém usados em construções diferentes. Para uma residência,  normalmente um sistema de aterramento é o suficiente para a proteção da mesma. Já o  para-raios ionizante é focado em edificações localizadas em áreas mais abertas como,  por exemplo, grandes estacionamentos, campos de futebol e depósitos de matérias ao ar  livre. 

Portanto, é perceptível o tamanho do perigo que muitas pessoas passam não  tendo medidas de proteção contra as descargas atmosféricas, principalmente as que  ficam na rua não tendo noção do risco em que estão passando. Vale ressaltar também o  risco da perda dos aparelhos elétricos, levando à perda ou necessidade de manutenção  deles. Dessa maneira, se torna fundamental o uso desses métodos de proteção contras as  descargas elétricas, proporcionando segurança e conforto para todos os seres presentes  na construção, além de preservar e manter em bom funcionamento os aparelhos  elétricos ligados no ambiente. 

A Tesla jr. presta serviços focados no SPDA, especificamente em seu  dimensionamento. Caso você tenha se interessado em se prevenir desses riscos, estando  à procura de uma empresa qualificada, confiável e abaixo do preço de mercado, basta entrar em contato conosco!

Deixe um comentário