A importância do Nobreak

POR MARCELLE ALMEIDA – Departamento de Rh

image

Sabe aquele dia que você ficou mais de 8 horas trabalhando focado na frente de um computador? Já pensou sobre quanto tempo demora para as informações em laboratórios serem levantadas? Se você nasceu antes do século 21, lembra como era estar jogando videogame e conquistar vários mundos? Agora pensa perder todo esse trabalho, todos os levantamentos e todo processo conquistado devido a uma queda de energia?! Melhor nem pensar muito que é até desconfortável só a imagem mental, certo? No texto de hoje, o assunto é um eletrônico que auxilia a não passarmos por essas enrascadas: o Nobreak. Continue lendo e encontrará desde informações mais técnicas até curiosidades.

O UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês), chamado, mais comumente no Brasil, de Nobreak — que vem de sem pausa, em inglês — é um aparelho que oferece solução para problemas de oscilação de energia que podem fazer com que percamos documentos e trabalhos de um dia inteiro. O seu funcionamento se baseia na regulagem da voltagem e qualidade da energia que alimenta os eletrônicos que conectamos ao aparelho. E, como comentado, ele também foi constituído para “segurar” dispositivos ligados quando há falta de luz, através de uma bateria.

Uma confusão que acontece com certa frequência é colocar um filtro de linha onde se gostaria de ter um Nobreak por se considerar que são aparelhos com a mesma aplicação. No entanto, este é um dispositivo mais completo, na verdade, pois é capaz de fornecer energia em caso de apagões, enquanto outros somente protegem de oscilações na rede e descargas leves.

Como todo aparelho eletrônico, uma preocupação que temos é quanto à sua vida útil e de sua bateria. Como estes existem de várias marcas e modelos, os tempos variam bastante. Em média, a vida útil deles pode ser considerada numa margem de dois a três anos. É importante ficarmos sempre de olho neste tempo e se a bateria está mantendo equipamentos ligados quando estes não estão conectados diretamente à rede elétrica, conforme o especificado pelo fabricante do Nobreak.

Com relação à duração da bateria, também fazendo uma média, temos uma ideia de que elas suportem quinze minutos fornecendo energia aos equipamentos quando as “quedas de luz” acontecem. Tempo este que é voltado para salvar e fechar arquivos que estavam sendo trabalhados e tratados antes da queda.

Uma observação curiosa é que a palavra Nobreak mundo a fora faz referência a aparelhos, por exemplo, de Subestações, que fornecem energia e segurança sem risco de parada. Eles são aparelhos medidos (e encontrados no mercado) por sua potência em VA (volt-ampère) – não é em W (watts), por exemplo, pela forma como a cobrança de energia é feita em ambientes comerciais. Este valor de potência está relacionado à quantidade de bateria que ele possui, ou seja, quanto ele conseguirá manter ligados os equipamentos conectados a ele.

Esses aparelhos são encontrados facilmente nas mais diversas lojas de informática, das mais diferentes marcas. Um ponto importante ao pesquisar sobre eles é o local de aplicação no qual ele será instalado (residência, centro comercial, laboratórios, servidores, etc).

A título de curiosidade, temos o fato de que é muito comum ocorrerem variações de até 10%, para cima ou para baixo, na voltagem de redes elétricas, o que pode reduzir a vida útil dos aparelhos quando não ligados a equipamentos que tenham baterias associadas.

Ficou interessado(a) na aplicação em sua residência ou seu comércio? Um dos serviços oferecidos pela Tesla Jr. é Projeto de Instalação de Nobreak. Entre em contato para maiores informações e estaremos à disposição para auxiliar seu dia a dia com o mundo dos eletrônicos.

Contato:

E-mail: comercial@teslajunior.com.br

Tel: (21) 3674-7597

Visite nosso site: www.teslajunior.com.br


Edição: Nájila Martins

Este post tem 2 comentários

  1. I think what you typed was very reasonable. However, what about this?
    what if you added a little information? I ain’t suggesting your content is not good, but
    suppose you added a title to maybe grab folk’s attention? I mean A importância do Nobreak – Tesla Jr.
    is kinda boring. You could peek at Yahoo’s home page
    and note how they write post titles to get people to click.

    You might try adding a video or a picture or two to grab people interested about everything’ve got to say.
    Just my opinion, it might make your blog a little bit more interesting.

Deixe um comentário